FARESI

REPOSITÓRIO

O Processo Formativo Do Enfermeiro Professor: Uma Revisão Da Literatura


Resumo: A década de 80 do século XX teve um grande marco, o surgimento de um projeto de grande demanda no qual visava dar conta do trabalho técnico de profissionais da saúde, resultado do acordo entre Ministério da Saúde, Organização Pan-americana de Saúde, Previdência e Assistência Social e Ministério da Educação. Diante disso, este estudo teve como objetivo demonstrar como se deu o processo formativo do enfermeiro docente ao longo dos tempos, além de apresentar suas limitações e êxitos durante o processo. Contou com uma revisão literária como caminho metodológico, em que foram buscadas fontes que versassem sobre a história do ensino de enfermagem, as inconformidades na sala de aula e sobre a licenciatura em enfermagem. Orientada pela perspectiva da pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados compreendeu um total de 09 artigos. Os resultados demonstraram que o enfermeiro necessita de um amplo preparo para o exercício da docência, e que isso necessita ser estimulado desde a graduação e que a busca por programas de pós graduação pode se configurar como estratégias potentes para o alcance dessa finalidade. Desta forma, reitera-se a importância de se priorizar o conhecimento acerca do processo formativo do enfermeiro docente, bem como seus desafios e possibilidades, além da análise da sua influência para a formação dos técnicos em enfermagem e, consequentemente, para a assistência em saúde de forma geral.


Palavras-chave: Enfermagem, Docência, Curso Técnico, Título


Download do arquivo