Inteligência Emocional E A Sua Relação Com O Desenvolvimento Acadêmico E Pessoal De Alunos Do Ensino Médio No Território Do Sisal
Resumo: As emoções fazem parte do cotidiano de cada ser humano, sejam aquelas tidas como positivas ou aquelas tidas como negativas. No entanto, muitas pessoas, por conta da conjuntura social em que vivem, acabam buscando a sua supressão ou mascaramento. Destaca-se que as questões emocionais estão presentes de modo regular no âmbito escolar e a Psicologia Escolar pode colaborar com a mudança dessa realidade trazendo uma ótica coletivizadora que busque tensioná-la por meio de intervenções contextualizadas, humanizadas e afetivas objetivando atuar de modo integral. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo na educação de uma abordagem qualitativa. Os seus resultados foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas com adolescentes do ensino médio de uma escola pública do interior do estado da Bahia na região conhecida como Território do Sisal. Foi também produzida uma pesquisa bibliográfica em periódicos Scielo e PePsic e também livros sobre a temática. Os textos utilizados pertencem ao recorte temporal de 20 anos e tendo como elemento de inclusão ser sobre a temática e estarem em português. A partir dos dados obtidos com a investigação fica evidente a necessidade de desenvolvimento de ações para a promoção de inteligência emocional nos alunos de rede pública de educação e toda a comunidade escolar, tais intervenções podem ser realizadas por e com psicólogas/os escolares.
Palavras-chave: Inteligência Emocional, Psicologia Escolar, Aprendizagem.