FARESI

REPOSITÓRIO

A Prática Do Psicólogo No Processo De Ressocialização Do Adolescente Infrator


Resumo: O presente artigo consiste em apresentar a prática do psicólogo e psicóloga no âmbito das medidas socioeducativas. O objetivo deste também, é discorrer sobre a importância das políticas públicas para o processo de reintegração social do adolescente infrator, com a finalidade de garantir direitos a infância e a juventude. A fase da adolescência é marcada por mudanças físicas, cognitivas e psicossociais. Alguns desses indivíduos encontram dificuldades em lidar com tantas mudanças, por vezes não encontram apoio dentro do seu contexto familiar, e envolvem-se em atos infracionais. A medida socioeducativa ocorre em razão de descumprimento de uma normativa jurídica, desta maneira, é importante a efetiva aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente como mecanismo de responsabilização e ressocialização do adolescente em conflito com a lei, buscando sempre a correta aplicação do direito para contribuir na resolução de tal situação. A principal finalidade das medidas é a reeducação, tendo em vista que a responsabilização do infrator tem caráter pedagógico, devendo-se assim proporcionar a estes, tais atividades visando a sua reeducação, bem como a sua ressocialização ao convívio social. Assim, o papel do profissional de psicologia é complexo, tendo em vista os desafios encontrados sobretudo nas unidades de internação, portanto, sua atribuição é fundamental principalmente em reduzir os impactos causados por essas instituições de internamento. Palavras-chave: Psicólogo(a). Medidas socioeducativas. Políticas públicas. Adolescente infrator. Estatuto de Criança e do Adolescente.


Palavras-chave: Psicólogo (A), Medidas Socioeducativas, Políticas Públicas, Adolescente Infrator, Estatuto De Criança E Do Adolescente, Título.


Download do arquivo