FARESI

REPOSITÓRIO

A Capacitação Do Enfermeiro E A Humanização No Atendimento A Pessoa Surda


Resumo: O estudo aborda a assistência de enfermagem a pessoas surdas que necessitam dos serviços de saúde na Unidade de Saúde da Família, no qual os profissionais apesar de saberem a importância do atendimento individualizado e sigiloso, muitas vezes necessitam de intérpretes, e acabam não respeitando o direito ao atendimento individualizado desse paciente. Este estudo teve como objetivo principal discutir a importância do enfermeiro capacitado para realizar o atendimento individualizado ao deficiente auditivo. Os objetivos específicos consagram-se em compreender a história da saúde no Brasil, pontuando o atendimento humanizado e a assistência de enfermagem; pontuar a cultura surda elencando a Língua Brasileira de Sinais e a relevância da educação continuada para profissionais de enfermagem, e entender importância de o enfermeiro saber comunicar-se com paciente surdo. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo que utilizou o levantamento bibliográfico, do tipo descritivo como estratégias metodológicas. Durante a análise dos dados observou-se que apesar do paciente surdo ter seu direito garantido por lei a consultas para atendimento de saúde, ainda existe uma lacuna, pois grande parte dos enfermeiros não possuem conhecimento sobre a Linguagem de Sinais – Libras. Constatou-se que deve ser garantido ao paciente surdo ou deficiente auditivo um atendimento de qualidade pelo profissional de saúde, e para que isso ocorra deve-se ser inserido uma educação continuada para os profissionais de saúde com noções gestual básicas de LIBRAS de modo que o paciente se sinta seguro no atendimento.


Palavras-chave: Libras, Enfermagem, Atendimento Humanizado, Surdez, Título


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