FARESI

REPOSITÓRIO

Diabetes Mellitus Tipo Ii: Caracterização, Autocuidado, E Acompanhamento Na Atenção Básica


Resumo: Este artigo tem como tema Diabetes Mellitus tipo II: caracterização, autocuidado, e acompanhamento na atenção básica. A diabetes mellitus tipo II é caracterizada como uma desordem metabólica que interferem nos níveis de concentração da glicose presente no tecido sanguíneo. O trabalho teve como objetivo identificar as práticas de autocuidado acerca do Diabetes Mellitus tipo II; e busca alcançar os resultados através dos seguintes objetivos específicos: conhecer o perfil alimentar dos indivíduos acometidos com Diabetes mellitus tipo II; expor como as práticas de autocuidado contribuem para uma melhoria do tratamento dos usuários diabéticos; relatar a importância do trabalho dos enfermeiros no cuidado dos pacientes com diabetes mellitus II; e por fim, descrever as consequências da falta de cuidados com o corpo de indivíduos acometidos com diabetes mellitus tipo II com foco no pé diabético. O trabalho desenvolvido seguiu os preceitos do estudo descritivo, com abordagem qualitativa. O enfoque descritivo apresentou o estudo, a análise, o registro e a interpretação das informações obtidas através da pesquisa bibliográfica. Realizada com base em material já publicado, esta modalidade de pesquisa inclui material impresso. Esse procedimento metodológico permitiu um conhecimento maior sobre o tema estudado através de um diálogo com autores e documentos como Bastos (2020), Sociedade Brasileira de Diabetes (2006 e 2021), Souza (2010) entre outros relevantes para o estudo. Portanto, a realização deste estudo levou a compreensão de que o enfermeiro tem um importante papel na prevenção e no cuidado da diabetes mellitus, pois no acompanhamento que faz com os pacientes, quando realiza a anamnese e exames de rotina, pode identificar de forma precoce os possíveis agravos e complicações, que impactam na vida do paciente diabético, como o pé diabético.


Palavras-chave: Diabetes, Atenção Básica, Autocuidado, Enfermagem, Título


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